Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro Reynaldo Soares da Fonseca lança livro sobre o princípio da fraternidade no CCJF*

    O ministro do Superior Tribunal de Justiça Reynaldo Soares da Fonseca lança o livro “O Princípio Constitucional da Fraternidade: seu resgate no sistema de justiça” no Centro Cultural Justiça Federal – CCJF, situado na Av. Rio Branco, 241 – Centro, no dia 6/3, a partir das 17h.

    Com prefácio do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e posfácio do procurador Carlos Augusto Alcântara Machado, do Ministério Público de Sergipe (MPSE), o livro apresenta a relevância da fraternidade por meio de sua compreensão como experiência possível, do estudo e da interpretação da história à luz da fraternidade, da colaboração entre teoria e prática da fraternidade na esfera pública, da interdisciplinaridade dos estudos e do diálogo entre as culturas.

    Segundo o ex-ministro do STF Ayres Britto, a fraternidade apresenta-se como uma categoria jurídica. “Esse livro é um marco, no qual o ministro Reynaldo Soares da Fonseca fala da fraternidade, não como categoria filosófica ou religiosa, mas categoria propriamente jurídica a partir da Constituição. Quando a Constituição proíbe preconceitos contra as mulheres, os negros, os pobres, os homossexuais e os deficientes físicos, está atuando no campo da fraternidade”, explicou.

    O livro é o resultado da conclusão do curso de doutorado do ministro pela Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp), de São Paulo, com pesquisa realizada pela Universidade de Siena, na Itália. O tema do trabalho de conclusão do doutorado foi o “Princípio Constitucional da Fraternidade: seu regaste no sistema de justiça”. Além do estudo do Direito Comparado em países europeus, aborda especificamente o preâmbulo da Constituição Brasileira e seu artigo , que preveem a construção de uma sociedade fraterna através de soluções pacíficas para as controvérsias.

    Cabe destacar que no mesmo dia o ministro também fará a palestra de abertura do curso ” A influência do Direito Internacional perante o Exercício da Função Jurisdicional na Justiça Federal″ promovida pela Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), às 14h, no CCJF.

    *Com informações do STJ

    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-reynaldo-soares-da-fonseca-lanca-livro-sobre-o-principio-da-fraternidade-no-ccjf/811043962

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)