Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro Luís Roberto Barroso proferirá aula inaugural de curso realizado em parceria Emarf-CVM

    O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso abrirá no Rio de Janeiro, na sexta-feira, 24 de novembro, o curso “O Poder Judiciário, a Justiça Federal e o Mercado de Capitais”. A aula inaugural do curso será proferida pelo ministro, jurista e professor às 17 horas, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF – Avenida Rio Branco, 241, Cinelândia).

    O curso é uma iniciativa pioneira realizada em parceria entre a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Juízes, procuradores federais, advogados e técnicos da área comporão o corpo docente, que debaterá temas referentes à regulação, à fiscalização, à proteção aos investidores e às infrações administrativas e penais no mercado de capitais.

    Serão 40 horas-aula, que se estenderão até o dia 1º dezembro. O curso está credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e conta com apoio do Tribunal Regional federal da 2ª Região (TRF2). A coordenação está a cargo do desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama e da CVM e as inscrições são restritas para magistrados, procuradores, defensores públicos e profissionais da área técnica da autarquia.

    A programação se dividirá entre exposições teóricas e atividades práticas, envolvendo o estudo de casos. As aulas serão conduzidas pelos juízes federais Mauro Braga, Flávio Oliveira Lucas e Wanessa Molinaro, pelos procuradores da República Silvana Batini e Leonardo Cardoso de Freitas, pelos procuradores federais Julya Sotto Mayor Wellisch, Celso Luiz Rocha Serra Filho e Milla Bezerra de Aguiar, pelo professor Valdir Carlos Pereira Filho (do Insper/SP) e pelos advogados Claudio Maes, Erico Lopes dos Santos (ambos da CVM), Julian Fonseca Pena Chediak, Henrique Filizzola e Ana Paula Reis (representante da Associação Brasileira das Companhias Abertas – Abrasca, no Conselho Consultivo de Educação da CVM).

    De acordo com o titular da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Cavalcanti Vasco, o objetivo do treinamento é promover “uma aproximação institucional do órgão regulador e fiscalizador com o TRF2, neste momento em que a retomada do crescimento econômico passará pelo incremento das operações de mercado de capitais, o que deve ocorrer com a proteção do investidor”. Para ele, essa proteção “envolve não apenas a CVM, mas em especial a Justiça Federal”.

    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações157
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-luis-roberto-barroso-proferira-aula-inaugural-de-curso-realizado-em-parceria-emarf-cvm/522554533

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)