Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF2: Unidade de carga e mercadoria transportada não se confundem

    Com base no entendimento de que unidade de carga e mercadoria transportada não se confundem, recebendo, cada uma, tratamento específico por parte da legislação, a Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu, por unanimidade, confirmar a sentença que determinou à Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto do Rio de Janeiro que providencie a desunitização das cargas abandonadas dentro de contêineres pertencentes à Compañia Sud Americana de Vapores S/A – empresa do ramo de navegação marítima.

    Pela decisão, as unidades de carga (contêineres) devem ser liberadas pois são consideradas como parte do navio e não como embalagem. Deste modo, a retenção, levada a efeito pela Administração em razão do abandono da mercadoria nele contida, prejudica o transportador, que, por não possuir relação com a irregularidade apurada, não deve ser prejudicado.

    O encaminhamento da questão pelo juízo de primeiro grau foi considerado correto pelo relator do processo no TRF2, desembargador federal Sergio Schwaitzer. De acordo com o magistrado, contêineres enquadram-se no conceito jurídico-legal de unidades de carga, conforme disposto no artigo 24 da Lei 9.611/98, segundo o qual “considera-se unidade de carga qualquer equipamento adequado à unitização de mercadorias a serem transportadas, sujeitas a movimentação de forma indivisível em todas as modalidades de transporte utilizadas no percurso”.

    Diante deste contexto, o desembargador ressaltou que a apreensão, abandono, perdimento, ou qualquer outro óbice que recaia sobre a carga importada é questão que não deve repercutir sobre o direito de o transportador reassumir seu contêiner pelo transportador. No caso, completou o relator, nos termos do art. 29, § 4º, do Decreto-Lei 1.455/76, cabe à Secretaria da Receita Federal a administração e alienação das mercadorias apreendidas.

    “Compete à Administração adotar as medidas necessárias ao acautelamento de mercadorias que, de acordo com o artigo 642, inciso I, do Decreto 6.759/09 (Regulamento Aduaneiro), foram abandonadas pelo importador, não sendo razoável transferir-se este mister ao proprietário do contêiner onde se encontram acondicionadas, visto que, na condição de transportador marítimo, necessita do referido equipamento para o regular desenvolvimento de suas atividades comerciais”, concluiu Sergio Schwaitzer.

    Processo: 0101964-08.2016.4.02.5101

    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf2-unidade-de-carga-e-mercadoria-transportada-nao-se-confundem/493762542

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)