Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acumulação de cargos no serviço público depende de compatibilidade de horários

    Acumulação de cargos no serviço público depende de compatibilidade de horários A acumulação de cargos no serviço público depende da comprovação de que os horários das instituições onde o servidor trabalha são compatíveis. O entendimento consta da decisão da 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da Segunda Região, que deu provimento à apelação apresentada pela União Federal contra sentença da Justiça Federal, favorável a um funcionário público do Rio de Janeiro. Ele havia ajuizado um mandado de segurança para poder continuar a trabalhar como auxiliar de enfermagem na Policlínica Militar da Praia Vermelha (vinculada ao Ministério da Defesa) e no Centro Médico de Saúde Ernesto Zeferino Tibaú Junior (do Município do Rio de Janeiro), já que a Administração Pública, em processo administrativo, havia determinado que optasse por um dos cargos ou que reduzisse a sua carga horária.

    O servidor foi admitido, em 1982, como auxiliar de enfermagem na Policlínica Militar da Praia Vermelha por concurso público, e da mesma forma foi admitido, em março de 1990, no Centro Médico de Saúde Ernesto Zeferino Tibaú Júnior. A carga horária na Policlínica era de 40 horas semanais, enquanto no Centro Médico era de 32 horas e 30 minutos, somando assim 72 horas e 30 minutos por semana. O autor da causa sustentou que sempre teria cumprindo as obrigações e atribuições dos dois cargos, já que existiria total compatibilidade de horário entre ambos, não havendo registro de faltas ou atrasos durante todos os anos de efetivo exercício.

    Já a União argumentou que seria difícil vislumbrar, na prática, a alegação do impetrante de que realizaria plantões de 10 horas, das 7 às 17h, às segundas, quartas e sextas, e terças e quintas, em semanas alternadas, complementando a carga horária, quando necessário, junto ao hospital municipal, e de que trabalharia em plantões de segunda à quinta-feira, de 18 às 21 h, somados a um plantão por semana das 7 às 21 h, em qualquer dia de segunda à quinta, na Policlínica Militar da Praia Vermelha."

    O desembargador federal Poul Erik Dyrlund, relator do caso, cita em seu voto a Lei nº 8.112/9 que diz a acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação de compatibilidade de horários, o que, para ele, não ocorreu no caso do auxiliar de enfermagem. O desembargador entende que essa exigência vis a garantir a eficiência do serviço público.

    A decisão baseou-se também num parecer da Advocacia-Geral da União, que ao tratar da acumulação remunerada de cargos públicos, esclarece que o servidor não poderá ultrapassar o limite de 60 horas semanais. Clique aqui para ler o inteiro teor da decisão. Proc. Nº 2006.51.01.011670-9

    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1649
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acumulacao-de-cargos-no-servico-publico-depende-de-compatibilidade-de-horarios/21859

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)