Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF2 mantém sentença que obriga Hospital Federal do Andaraí a resolver problemas apontados em relatório do Coren-RJ

    A 5ª Turma especializada do TRF2 decidiu manter sentença que obriga a União a tomar medidas imediatas para resolver o problema da falta de profissionais de enfermagem no Hospital Federal do Andaraí (HFA), um dos maiores do Rio de Janeiro e referência ao tratamento de emergência a vítimas de queimaduras. Além disso, a determinação judicial obriga à solução de várias irregularidades apontadas em um relatório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), que inclui a substituição do telhado do hospital e a adoção de providências para sanar a superlotação do setor de emergência do HFA, no prazo de 180 dias, bem como a troca de esquadrias das janelas e a compra de 200 biombos para garantir o atendimento adequado aos pacientes, em 30 dias.
    O caso começou com uma ação civil pública ajuizada na Justiça Federal pelo Coren-RJ. A primeira instância condenou o poder público a tomar as providências listadas na sentença de mérito e, por conta disso, a União apelou ao TRF2, alegando que o Judiciário não poderia determinar medidas que afetam o orçamento do Executivo e que não foram previstas no orçamento do governo federal.
    Em seu voto, o relator do processo no Tribunal, desembargador federal Aluisio Mendes rebateu o argumento, explicando que, em situações excepcionais, a Justiça pode determinar que a administração pública realize ações para assegurar direitos essenciais, nos termos da Constituição, sem que isso represente violação à separação dos poderes: "
    Tal panorama existe em virtude da própria consolidação constitucional dos direitos sociais, cujo status recebido desde o advento da CRFB/88 alterou com profundidade a função estatal, à qual foi conferida postura proativa no sentido de concretizar políticas de transformação da realidade social. Nesse contexto, foi ampliada inclusive a margem de atuação do Poder Judiciário, de modo que o não cumprimento injustificado de políticas públicas é levado à apreciação judicial", esclareceu.
    Aluisio Mendes também destacou que a vistoria do Coren-RJ foi efetuada há quatro anos e que, por conta disso, houve tempo suficiente para que a União incluísse no orçamento verba para enfrentar a"situação caótica que aflige o HFA". Além disso, o desembargador lembrou, ainda em seu voto, que a contratação de pessoal ordenada pela primeira instância não exige a existência de cargos efetivos criados por lei:"Nessa toada, não merece respaldo a alegação da União de que seria aplicável, à hipótese, a exigência constitucional de prévia criação de cargos, empregos e funções públicas, disposta no art. 48, X, da CRFB/88. Isso porque, ao realizar contratações temporárias, a Administração não investe os servidores contratados nos cargos públicos. Os regimes jurídicos incidentes são diversos e a própria temporariedade da necessidade excepcional é contrária à necessidade de criação de cargos".
    De acordo com a sentença, o descumprimento de qualquer das medidas, nos prazos estabelecidos, gerará multas que variam de R$ 100 a R$ 500 por dia de atraso. Proc.: 0002010-62.2011.4.02.5101




    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações168
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf2-mantem-sentenca-que-obriga-hospital-federal-do-andarai-a-resolver-problemas-apontados-em-relatorio-do-coren-rj/204027725

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)