Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF2 lançará portal com serviço de pesquisa inédito no Judiciário

    A Lei de Acesso à Informação acaba de completar três anos de vigência e nesse curto período o TRF2 já criou e aperfeiçoou diversos serviços para ampliar o acesso do cidadão às informações sob sua guarda. A próxima novidade nessa área será o lançamento em junho, do novo sítio eletrônico do Tribunal (www.trf2.jus.br), que trará para os usuários, dentre várias novas funcionalidades, uma que promete facilitar, e muito, a vida de quem precisa consultar informações da Justiça Federal da 2ª Região, que abrange os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
    O Portal Único de Pesquisa que integrará o novo sítio possibilitará ao usuário a pesquisa simultânea, em bases de dados diversas do Tribunal, a partir de um ponto único de acesso e numa mesma ação de consulta. Na prática, o serviço permitirá ao interessado que digitar um termo no campo de consulta - que aparecerá em destaque na página inicial - obter acesso a todos os conteúdos do sítio em que aquele termo apareça. Por exemplo, se o pesquisador escrever no campo a palavra "medicamento" ou a expressão "crime ambiental", em segundos ele terá a sua disposição uma lista de resultados classificados por categorias, com todas as decisões judiciais publicadas, as notícias, os processos em andamento e qualquer outra fonte de informação em que figure a palavra ou a expressão digitada.
    Recurso inédito no Judiciário brasileiro, o Portal Único de Pesquisa é fruto de dois anos de trabalho conduzido pela Secretaria de Documentação, Informação e Memória (SED) do TRF2. A ideia de coordenar e fornecer as informações de forma integrada parte do conceito de dever de transparência dos entes públicos, que está na base da própria Lei de Acesso à Informação. E, por isso, o novo portal do Tribunal foi criado para ser um instrumento que garanta resultados completos, a partir de uma operação simples e rápida. Acessibilidade Na verdade, simplicidade é a palavra de ordem que orienta o funcionamento de todos os recursos do novo sítio do Tribunal. Com uma aparência "limpa" e uma estrutura organizada para garantir a navegação mais ágil, o novo ambiente virtual foi desenvolvido para atender a exigências de acessibilidade de pessoas com deficiência, como é o caso do serviço de consultas por comando de voz, disponível quando o acesso é feito através do navegador Google Chrome.
    Além disso, o novo sítio conta com o atributo de ser responsivo, ou seja, capaz de se adequar instantaneamente ao formato de tela do equipamento do usuário, seja um microcomputador, um celular com acesso à internet ou um tablet.
    Ainda, é importante destacar que todos os serviços e funcionalidades do antigo sítio continuarão à disposição dos usuários e alguns novos entrarão nesse rol já em junho. Entre essas novidades, estará a consulta aos enunciados das Turmas Recursais da 2ª Região e às súmulas da Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais.



    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf2-lancara-portal-com-servico-de-pesquisa-inedito-no-judiciario/218898908

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)