Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF2 julgará apelação criminal de condenados por manter trabalhadores em regime de escravidão no Norte Fluminense

    A 1ª Turma Especializada do TRF2 julgará apelação de três homens acusados de manter trabalhadores em regime de escravidão, em uma propriedade rural no município de São Fidélis (Norte Fluminense). Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, as nove vítimas foram submetidas a trabalhos forçados, por períodos que variam de oito a 15 anos, sem receber pagamento. Elas permaneciam sob vigilância ostensiva dos capatazes, tiveram seus documentos confiscados e passavam as noites em alojamentos onde as condições, ainda de acordo com a denúncia, eram "precárias e subumanas".
    Os acusados foram condenados pela Justiça Federal de Campos, também no Norte do estado, a penas entre sete e 10 anos e meio de reclusão e, por conta disso, apelaram ao Tribunal. Em setembro de 2014, antes do julgamento de mérito da causa pela primeira instância, a 1ª Turma Especializada do TRF2 já havia negado um habeas corpus pedido pela defesa dos réus, que permanecem presos.
    Nos termos da sentença de primeiro grau, os trabalhadores foram atraídos para a fazenda com a promessa de serem contratados e receber os direitos trabalhistas, mas só tinham assegurada a sua alimentação e ainda eram obrigados a prestar serviços, também sem remuneração, em propriedades vizinhas e numa usina de açúcar da região. Ainda, há no documento a informação de que um capataz sacava fraudulentamente, todos os meses, o benefício previdenciário do pai de uma das vítimas.
    Proc. 0000760-80.2014.4.02.5103


    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf2-julgara-apelacao-criminal-de-condenados-por-manter-trabalhadores-em-regime-de-escravidao-no-norte-fluminense/201810388

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)